Menu

UEMA oferece cursos de pós-graduação gratuitos

A Universidade Estadual do Maranhão, por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação – UemaNet, abre inscrições para cinco cursos de pós-graduação gratuitas, na modalidade a distância. São elas:

1. Especialização em Ensino da Genética

2. Psicologia da Educação

3. Gestão Pública

4. Gestão Pública Municipal

5. Gestão em Saúde.

Inscrições

As inscrições acontecem até o dia 09 de agosto de 2014 e podem ser feitas pelo site www.uemanet.uema.br, preenchendo formulários de inscrição, que estão logo abaixo. Além do formulário, o candidato deverá entregar até essa data, no Polo da Universidade Aberta do Brasil - UAB, onde o curso será ofertado e em que pretende se matricular, a documentação constante no Edital e um currículo simplificado que justifique o interesse pela especialização.

Seleção e Resultado

A Seleção será realizada por meio da análise do Curriculum Vitae e da documentação necessária. A divulgação do resultado ocorrerá no dia 20 de agosto de 2014 na mesma página de inscrição.Ambos os cursos terão duração de 18 meses.

Sobre os cursos

Ensino da Genética - São 420 horas e 280 vagas distribuídas nos seguintes polos: Caxias, Codó, Coelho Neto, Dom Pedro, Fortaleza dos Nogueiras, Grajaú, Humberto de Campos, Imperatriz, Porto Franco, Santa Inês, Santa Quitéria, São João dos Patos, São Luís, Timbiras, Bacabal e Açailandia.

Psicologia da Educação – São 450 horas e 310 vagas distribuídas nos polos de: Balsas, Caxias, Codó, Coelho Neto, Dom Pedro, Fortaleza dos Nogueiras, Grajaú, Humberto de Campos, Imperatriz, Porto Franco, Santa Inês, Santa Quitéria, São João dos Patos, São Luís, Timbiras, Colinas e Timon.

Gestão Pública – Com 420 horas, serão ofertadas 235 vagas em oito polos: Coelho Neto, Santa Inês, Santa Quitéria, São João dos Patos, São Luís, Timbiras, Açailandia e Timon.

Gestão Pública Municipal – Com 420 horas, serão ofertadas 85 vagas em três polos: Coelho Neto, Santa Inês e Santa Quitéria.

Gestão em Saúde – Totalizando 420 horas, serão ofertadas 135 vagas em cinco polos: Santa Inês, São João dos Patos, São Luís e Bacabal.

As especializações fazem parte do Programa da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil – SECAD/UAB/CAPES.

 

Fonte: UEMANet

Leia mais ...

Zé Carlos solicita implantação do Curso de Direito em Balsas

O deputado Zé Carlos (PT) protocolou, na manhã de quarta-feira (16), na Assembleia Legislativa, indicação ao Governo do Estado para que, através da Secretaria de Educação do Estado do Maranhão e da Reitoria da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), seja feita a implantação do curso de bacharelado em Direito no Centro de Estudos Superiores de Balsas- CESBA.
 
Atualmente o CESBA oferece apenas quatro opções de cursos de graduação à população de Balsas e cidades vizinhas, Letras, Agronomia, Matemática e Enfermagem, número que não atende a necessidade da população de 90.000 (noventa mil) habitantes.
 
A indicação foi objeto de pleito do jovem Josias Costa, morador do município de São Raimundo das Mangabeiras, localizado a 90 quilômetros de Balsas. Ele, assim como muitos jovens da região, tem o desejo de cursar o curso de direito, mas não tem condições de custear o curso em uma instituição particular, cuja mensalidade atualmente custa em média R$ 700,00.
 
“Aqui na região há muitos jovens que desejam cursar direito, e se tivesse o curso em uma instituição pública aqui em Balsas, facilitaria muito a nossa vida, pois não teríamos que nos deslocar para outras cidades mais distantes”, informou Josias Costa.
 
Além da população de Balsas, moradores de Loreto, Sambaíba, São Raimundo das Mangabeiras e outras cidades ao redor do município também serão beneficiados.
 

 

Fonte: Assembleia Legislativa do Maranhão

Leia mais ...

Aumenta os casos de crimes contra crianças e adolescentes em Balsas

BALSAS – Aumentou o número de crimes contra crianças e adolescentes em Balsas nos últimos três anos. Segundo o Conselho Tutelar da cidade, são aproximadamente 1.800 denúncias por ano, um número considerado alto.

Em períodos festivos como Carnaval e Verão, por exemplo, os causos de abuso e exploração e maus-tratos contra crianças e adolescentes são mais comuns em Balsas.

De acordo com o Conselho Tutelar, são cerca de 30 atendimentos por dia na cidade, destes seis são de denúncias. A maioria dos casos está relacionados com negligência por parte dos pais ou responsáveis. Com relação ao abuso sexual, o Dique 100 recebe, em média, três casos por semana.

Para fazer reclamações e informar casos de abusos e exploração sexual, além de casos de maus-tratos, o Conselho Tutelar de Balsas disponibiliza o número (99) 8841-1007, além do Disque 100 que é um serviço de utilidade pública e recebe ligações de todo país. O sigilo das informações é totalmente garantido.

 

Fonte: Imirante

Leia mais ...

Emissão de carteiras profissionais em Balsas está suspensa

A emissão de carteiras profissionais em Balsas está suspensa, porque o único profissional responsável pelo serviço está de férias. Quem necessita da carteira tem que se deslocar para outras cidades.

Adson Nogueira, de 18 anos, por pouco não perdeu uma vaga de emprego que conseguiu por meio do Programa Jovem Aprendiz, por causa da carteira de trabalho que ele não conseguiu tirar em Balsas e teve que ir emiti-la em Carolina.

Na cidade a carteira de trabalho é emitida no Viva Cidadão, mas no posto de atendimento do Ministério do Trabalho as cadeiras estão vazias, não tem nenhum funcionário para atender quem chega à procura desse documento.

Essa situação tem se tornado comum porque segundo a Coordenação do Viva Cidadão em Balsas, a emissão da Carteira de Trabalho é informatizada e o processo pode demorar de 3 a 10 dias úteis, mas o problema esse mês é que o único funcionário que tem acesso a esse sistema está de férias e só deve retornar no início de agosto.

 

Fonte: Diário de Balsas

Leia mais ...

Acidente na Avenida Governador Luís Rocha

Ocorreu na tarde desta quarta-feira (16) um acidente na Avenida Governador Luís Rocha em Balsas.

Janiel Alves de Sousa, um dos envolvidos no acidente, está com sagramento e com dores na coluna e foi levado para o Hospital Balsas Urgente na ambulância do SAMU.

O outro condutor que causou a colisão saiu do local sem prestar socorro.

 

Fonte: Diário de Balsas

Leia mais ...